Agendamento Fácil beneficia os pacientes e contribui para fidelizá-los

Matérias Por Conexão Médicos - 08/03/23

Ainda em fase piloto, programa visa garantir que os pacientes realizem toda a jornada de cuidados dentro da rede própria da Amil.

Como fidelizar o cliente e garantir que ele realize todo o ciclo de cuidado dentro da rede Amil, garantindo segurança e efetividade dos serviços prestados e ainda reduzindo custos? Esse é o objetivo do Agendamento Fácil, um programa da Diretoria de Care Delivery, que está sendo pilotado em 12 unidades ambulatoriais da Amil.

Alinhada à estratégia de verticalização da empresa, a iniciativa tem por objetivo mudar uma situação frequente: o paciente saía de um atendimento ambulatorial com pedidos de exames e/ou consultas complementares na mão e acabava acessando redes e serviços de outras organizações. “Com o Agendamento Fácil, atendentes ficam posicionados estrategicamente nas saídas dos consultórios ambulatoriais para auxiliar no encaminhamento de todos os pedidos médicos e encontrar as melhores soluções de agendamento”, conta Letícia Rosas, diretora de Care Delivery Amil, referindo-se à implantação do processo de check-out nos ambulatórios.

Identificados com uniformes com os dizeres “Posso ajudar?”, os atendentes conduzem os pacientes até guichês de agendamento, desobrigando-os de acessar plataformas em busca de dias e horários para serem atendidos. Oferecendo a máxima resolutividade aos usuários do serviço, cada agendamento é tratado como um encaixe. Caso haja disponibilidade, consultas e exames podem ser feitos no mesmo local e dia. “Isso nos permite até antecipar diagnósticos e tratamentos”, destaca Andreia de Paula Santos, gerente sênior de Operações.

Por enquanto, o Agendamento Fácil está disponível em seis unidades ambulatoriais do Rio de Janeiro e seis no Estado de São Paulo (quatro na capital e duas no Alto Tietê). Em vigor desde o começo de novembro, o programa fez mais de 12 mil atendimentos só no primeiro mês de atividade. “Parte desses pacientes acabaria indo para fora da nossa rede”, pontua Andreia. Para a Amil, isso significaria mais custos e, para os pacientes, mais trabalho para fazer o gerenciamento da sua saúde. Indo na direção oposta, o programa trouxe melhoria no processo de atendimento da empresa e melhoria da experiência do paciente na instituição.

Com os bons resultados da pilotagem, o programa deverá ser estendido no futuro próximo para as mais de 60 unidades ambulatoriais da Amil.

Posts relacionados

Ver mais
.