A importância dos primeiros 1.000 dias na vida do bebê

Matérias Por Conexão Médicos - 23/04/24

A fase que vai da gestação até os dois anos de idade é essencial para o desenvolvimento das crianças e para que se tornem adultos física e mentalmente saudáveis.

A fase mais importante do desenvolvimento do ser humano são os primeiros mil dias de vida. Por que mil dias? São 270 dias de gestação, mais 730 dias contados do nascimento até os 2 anos de idade. Esse tempo é fundamental para que a criança se torne um adulto saudável e com bons hábitos.

Na vida intrauterina, o bebê interage de forma especial com a mãe. Além da alimentação, o comportamento dela influencia o paladar, o olfato, a nutrição e o desenvolvimento físico e mental da criança. Ao nascer, o bebê apresenta desenvolvimento dos sentidos, porém é durante os primeiros dois anos de vida que ocorre o maior desenvolvimento cognitivo.

O aleitamento materno exclusivo até seis meses e o seu prolongamento até dois anos junto com uma oferta alimentar adequada diminui de forma importante o risco de doenças como as metabólicas, cardiovasculares e obesidade, além de promover melhora do desenvolvimento intelectual.

A presença física de pai e mãe, propiciando afeto, carinho, boa nutrição, orientação comportamental e disciplina com muito amor, é vital para que o bebê se torne um adulto saudável do ponto de vista físico, mental e social.

Dr. José Tadeu Stockler, pediatra e hebiatra – CRM/SP 15.874

Posts relacionados

Ver mais
.