Mário Lioni: reconhecimentos em dose tripla

Matérias Por Conexão Médicos - 08/03/23

Em plena pandemia, o hospital obteve três importantes certificações. O feito traduz o comprometimento das equipes com a melhoria continua.

Junho foi um mês especial para o Hospital de Clínicas Mário Lioni, em Duque de Caxias (RJ). No período, a instituição conquistou três reconhecimentos: a certificação dos Serviços de Enfermagem pela IQG Health Services Accreditation e as recertificações da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e do Instituto Latino Americano da Sepse (ILAS). Tudo isso em meio à pandemia da COVID-19, coroando o empenho e a convicção das equipes de que crises não podem ser obstáculos para avançar na busca da excelência.

A Certificação Serviços de Enfermagem do Mário Lioni, considerado o berço da Amil, foi a primeira conduzida pelo IQG no modelo virtual e atestou o bem-sucedido plano de reposicionamento dos serviços de enfermagem do hospital, que seguem em constante aprimoramento desde o final dos anos 1990, quando estruturou seu sistema ISO 9001, iniciando uma jornada de melhoria contínua.

As recertificações ONA e ILAS estavam programadas para 2020, mas foram postergadas devido à pandemia. A da ONA revalidou seu selo ONA 3, o mais alto grau de excelência concedido pela mais importante entidade certificadora de serviços de saúde do Brasil. Sua primeira certificação aconteceu em 2017. O selo do Programa Distinção no Tratamento da Sepse concedido pelo ILAS, também obtido em 2017, foi o primeiro do Brasil. As auditorias também ocorreram em formato digital, com envio eletrônico da documentação e das evidências dos ciclos de melhoria dos processos auditados, além de uma bateria de entrevistas realizadas por teleconferência com profissionais de diversas equipes e níveis hierárquicos.

“Entre final de abril e final de maio, foram três auditorias virtuais, em um momento ainda bastante grave da pandemia”, enfatiza a Dra. Mariana Reis, diretora do Mario Lioni. O feito se torna ainda mais significativo quando lembramos que o hospital é um dos mais importantes centros de referência do país no tratamento de pacientes com COVID ou suspeita da doença.

Segundo a Dra. Mariana, isso é reflexo de cultura de qualidade muita madura e disseminada entre as equipes, que se engajaram com afinco para conquistar todos esses selos de qualidade. “Não abrimos mão de estar sempre buscando melhorias, mesmo diante de adversidades, como as que experimentamos agora com a pandemia. Abraçamos essas auditorias, entendendo que eram oportunidades para rever nossos processos e práticas. Isso tudo exigiu muito de nós, mas o resultado chegou”, destaca ela.

Passada a maratona, ficou para o time do hospital a sensação de dever cumprido, o sabor da vitória e a satisfação de fazer parte de uma revolução da qualidade que é percebida por todos que visitam a instituição – dos auditores externos, passando pelas lideranças do grupo até aqueles que mais importam em meio a esse processo todo: os pacientes. “Nossas equipes têm orgulho de fazer parte de uma instituição inquieta, que está sempre buscando oferecer o melhor para o paciente em termos de qualidade e segurança”, afirma a diretora. Como as pessoas percebem isso? “Pelo brilho que existe nos olhos dos nossos profissionais”, responde a Dra. Mariana.

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