Médicos + obstetrizes = melhor atendimento às gestantes

Matérias Por Conexão Médicos - 25/04/23

Parceria entre profissionais possibilita o desenho de um novo modelo de atendimento. Esse tipo de abordagem multidisciplinar se alinha aos princípios de cuidado humanizado, contribui para reduzir intercorrências na gravidez e é muito bem-recebida pelas gestantes. 


Há cerca de sete anos, o Dr. Raimundo Nunes implantou em sua clínica um novo modelo de atendimento às gestantes, incorporando à equipe obstetrizes, que são profissionais habilitadas para fazer o acompanhamento integral da saúde das mulheres durante a gravidez, parto e pós-parto. Regidas pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren), elas têm formação direta em Obstetrícia, sendo que o único curso de bacharelado em Obstetrícia do Brasil atualmente é o oferecido pela Universidade de São Paulo (Escola de Artes, Ciências e Humanidades/ USP Leste). As obstetrizes têm as mesmas competências técnicas de enfermeiras obstetras, podendo inclusive atuar no acompanhamento de pacientes com gravidez de alto risco, em conjunto com o médico.


Para o cenário da saúde nacional, trata-se de uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento de novos modelos de atendimento às mulheres, desenhados a partir de parcerias multidisciplinares. Foi isso que fez o Dr. Raimundo com um modelo de serviço de obstetrícia pioneiro, que conta com a cobertura da Amil Saúde.


Do início ao fim do pré-natal, todas as gestantes atendidas na sua clínica passam por consultas duplas – primeiro com uma obstetriz, depois com um médico obstetra. Atualmente, atuam na Clínica Raimundo Nunes 22 médicos especializados em ginecologia e obstetrícia e 7 obstetrizes.

“As consultas de pré-natal demandam cuidado especial, pois estamos lidando com duas vidas”, destaca o Dr. Raimundo. Segundo ele, o serviço, que agora começa a ser replicado por outras clínicas, segue em linha com conceitos e diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), que lidera em todo mundo um projeto para a preparação profissional e o incentivo ao Parto Humanizado. Essa abordagem preconiza um atendimento centrado no bem-estar e segurança das mulheres e dos bebês e o estabelecimento de condutas a partir de evidências científicas.


“Todas as mulheres em pré-natal, antes de serem atendidas por médicos obstetras, passam por consultas de 30 minutos com obstetrizes. Tudo isso no mesmo dia”, informa Larissa da Costa Batista,  obstetriz e coordenadora da equipe Gaisa, que atua na Clínica Raimundo Nunes.


Ela e suas colegas fazem exame físico das pacientes, organizam seus cartões de vacinação, fazem a medição uterina, auscultam o coração do bebê e, munidas de informações técnicas e científicas, agregam valor ao atendimento ao estabelecer vínculos profundos com as pacientes. Para estas, os encontros com as obstetrizes são também momentos para tirar dúvidas sobre gestação, amamentação e primeiros cuidados com o bebê, elaborar queixas e encontrar caminhos para soluções com o suporte de especialistas. “Conversamos sobre vários assuntos, conforme a demanda de cada paciente”, observa Larissa.


Diagnósticos, condutas e receitas ficam sob responsabilidade exclusiva dos médicos. Todas as informações colhidas e organizadas pelas obstetrizes são compartilhadas com os médicos por meio de prontuário eletrônico. Por ano, são realizadas, em média, 2 mil consultas de pré-natal.


A boa avalição das pacientes confirma o acerto dessa abordagem. “As gestantes amam passar com as obstetrizes, pelo conforto e segurança que esse serviço traz”, pontua o Dr. Raimundo. Segundo ele, desde que o serviço foi instituído, observa-se também uma diminuição de intercorrências na gravidez.
Uma leitura rápida das mensagens registradas pelas pacientes na página da clínica serve para mostrar que atendimento personalizado e competência é uma receita imbatível.

Posts relacionados

Ver mais
.