Nossa mensagem para 2022

Matérias Por Conexão Médicos - 08/03/23

Em razão da pandemia e seus desdobramentos, 2021 foi mais um ano de imensos desafios para todo o setor de saúde, usuários e prestadores, serviços públicos e privados. Por isso, as realizações desse período ganham uma relevância ainda maior pelos esforços que exigiram. Aqui na Amil, destaco uma que é particularmente mais relevante para mim: a aproximação entre a empresa e sua rede credenciada.

Desde que foi lançado em 2019, nosso Programa de Relacionamento Médico avançou continuamente, em linha com o nosso objetivo de cultivar uma relação cada vez mais próxima, franca e transparente, com médicos e médicas de todas as regiões do Brasil, de Norte a Sul, de Pernambuco ao Amazonas; de várias especialidades – urologistas, obstetras, clínicos, cirurgiões, que atendem a várias linhas de clientes da Amil. Profissionais que foram selecionados por nenhum outro motivo, senão por seus resultados, sua identidade e reconhecimento.

Identidade é o ponto mais sensível desse programa. Nós, médicos, apesar de possuirmos semelhanças com nossos pares, para nossos pacientes somos únicos, especiais. Nossas peculiaridades e habilidades nos diferenciam para os pacientes. A identidade fortalece o reconhecimento e vice-versa. Ambos se retroalimentam. Reconhecimento é muito importante, e altamente merecido, principalmente quando ele vem pela nossa capacidade de impactar a vida das pessoas.

E aqui, neste ponto, como responsável pela área médica da Amil e pelo meu histórico como médico, reforço um compromisso: contribuir para a garantia de que todos tenham seus reconhecimentos fortalecidos.

Na prática, entre outras ações, implantamos um canal de comunicação direta por meio do qual o médico pode ter todas as suas demandas atendidas. Também iniciamos – e avançaremos mais este ano – a estruturação de linhas de cuidado para algumas especialidades, criando uma conexão entre credenciados que tratam uma mesma condição clínica. Isso permite que um médico direcione seu paciente para um colega da rede credenciada Amil que pode atender determinada necessidade daquele caso e vice-versa.

A expansão da Telemedicina para a rede credenciada através da plataforma Amil é outro projeto importante. Nós já realizamos mais de três milhões de atendimentos por meio dessa ferramenta. Somos a organização com o maior volume de teleconsultas do Brasil. Uma em cada cinco consultas de urgência na nossa rede própria ou credenciada é virtual. Para teleconsultas eletivas, iniciamos na rede própria e, agora, vamos disponibilizar o uso da nossa plataforma para a rede credenciada, com um detalhe importante: com o mesmo honorário médico do atendimento presencial.

O processo para estender o credenciamento do médico para o atendimento por teleconsulta será gradativo, mas nosso objetivo é cobrir a maior parte das especialidades até o final do ano. Como sabemos, a telemedicina facilita o acesso do paciente, elimina barreiras de distância e contribui para reduzir o absenteísmo que muitas vezes observamos nas consultas presenciais.

Iniciativas como essas mostram o nosso compromisso e a nossa determinação em ter os profissionais da rede credenciada cada vez mais próximos da Amil, investindo na satisfação do médico e buscando sempre entender e atender as suas necessidades não apenas no curto prazo nem apenas as relacionadas aos pacientes, mas no longo prazo, pela Amil e tudo que ele representa no cenário da saúde do Brasil. Reforçando o relacionamento sem afetar suas identidades. Suas identidades são suas marcas pessoais, vocês construíram isso ao longo dos anos.

Sua marca é o seu maior ativo. Nosso objetivo é melhorar sua experiência e, como consequência, a assistência a nossos pacientes. Uma operadora pode ter os melhores planos e produtos e dar acesso aos melhores hospitais, mas, para entregar um bom atendimento e uma boa experiência aos pacientes, precisa ter na ponta uma rede credenciada satisfeita. Os médicos são parte vital desse sistema.

Iniciamos 2022 ainda com um cenário em que aspectos positivos, como o avanço da vacinação, se misturam com incertezas relacionadas às novas cepas do coronavírus e aumento do número de casos. É difícil dizer quando teremos a tão desejada volta ao normal. Mas, aqui na Amil, nós continuaremos trabalhando para criar as condições para que os médicos, sejam quais forem as dificuldades e os novos desafios, possam exercer a melhor medicina e cumprir a missão de cuidar e entregar saúde aos pacientes.

Assim, quero finalizar esta mensagem expressando dois desejos. O primeiro é de um ótimo 2022 para você e sua família. O outro é que estejamos cada vez mais juntos.

Dr. Fernando Moisés José Pedro

Diretor executivo de Gestão de Valor em Saúde da Amil

Posts relacionados

Ver mais
.