Programa Amil para Controle do Tabagismo também com atendimento virtual

Matérias Por Conexão Médicos - 09/03/23

Alternativa implantada durante a pandemia será mantida depois dela, ampliando acesso de pacientes ao programa.

O Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio) deste ano ganhou relevância ainda maior. Ao lado de todos os riscos já conhecidos, estudos apontaram que os fumantes têm mais chances de desenvolver formas graves da COVID-19. Muitos tentam parar, mas as possibilidades de sucesso aumentam com suporte profissional. A Amil oferece o Programa Amil para Controle do Tabagismo, com acompanhamento durante um ano por médicos, entre eles pneumologistas (que tiveram seu dia celebrado em 2 de junho), e psicólogos.

“Quem fuma sofre de dependência química e, ao tentar abandonar o vício, enfrenta grandes desconfortos físicos e psicológicos. O tratamento geralmente envolve administração de medicamentos orais, reposição de nicotina através de adesivos e suporte psicológico, com uma abordagem cognitivo comportamental”, informa a Dra. Luciana Abdallah, pneumologista do ambulatório de doenças crônicas nível 3 no Amil Espaço Saúde (AES) Jardins.

Como funciona

O programa começa com umaentrevista com enfermeiro de família e consulta com um médico para avaliação de grau de dependência e motivação, indicação de medicamento e, se necessário, encaminhamento para o atendimento psicológico. Nos primeiros dois meses são realizados encontros semanais para acompanhamento e orientações.

Todas as etapas podem ser presenciais nas unidades do Amil Espaço Saúde ou via telemedicina, uma novidade implantada em setembro de 2020. “O teleatendimento foi adotado para permitir o acompanhamento dos pacientes durante a pandemia e deu muito certo. Agora está incorporado ao programa, permitindo um alcance muito maior, como o de pessoas que residam em locais mais distantes de um AES”, destaca a Dra. Nathalia de Arruda Pereira, psicóloga coordenadora de Práticas Assistenciais da Amil.

Nos primeiros dois meses, espera-se uma redução significativa do número de cigarros consumidos por dia ou a cessação do vício. Nos dez meses seguintes, o paciente segue com monitoramento para possíveis ajustes de abordagem e medicamentos. Se necessário, ele pode continuar no programa mesmo após um ano.

Confira os números do programa em 2020

  • 666 inscritos, dos quais 63% aderiram às estratégias do programa

  • 40% conseguiram parar de fumar

  • 27% reduziram pelo menos 20% o número de cigarros consumidor por dia

“O programa ajuda muito na qualidade de vida, prevenção e redução do risco de doenças associadas ao tabagismo. É importante que os médicos o conheçam, indiquem e incentivem seus pacientes a participarem”, afirma Nathalia.

Canais para agendamento

Compartilhe com seus pacientes os canais para agendamento da consulta no Programa Amil para Controle do Tabagismo, lembrando que a primeira consulta deve ser agendada com o enfermeiro da família:

Posts relacionados

Ver mais
.