Saúde mental é tema de campanha da Amil

Matérias Por Conexão Médicos - 09/03/23

Iniciativa visa conscientizar as pessoas sobre a importância de identificar e cuidar de questões relacionadas à saúde mental. Problema tem crescido com a pandemia

Está no ar a campanha “Saúde Mental, o cuidado de um novo tempo, no seu tempo”, iniciativa da Amil para alertar sobre a importância do cuidado da saúde mental e ajudar as pessoas a identificar e saber como enfrentar esses transtornos - que têm crescido de maneira importante durante a pandemia da COVID-19.

Desenvolvida em diversos canais digitais, a ação conta com conteúdos educativos elaborados com o apoio de especialistas do Programa de Saúde Mental Amil, abordando temas como ansiedade, depressão e Burnout. São informações didáticas trabalhadas em vídeos, palestras virtuais, webséries, animações, posts nas redes sociais* e conteúdos periodicamente atualizados no site https://www.amilcuidadocerto.com.br. O material inclui também depoimentos de pessoas que têm convivido com o problema e dados de pesquisas sobre o impacto da pandemia na saúde mental no Brasil e no mundo.

“Alguns estudos apontam para uma quarta onda de consequências da pandemia, caracterizada pelo aumento de transtornos mentais decorrentes do distanciamento social, medos e perdas associadas ao período. Os serviços de saúde já constatam agravamento dos quadros de saúde mental e novos casos seguem ocorrendo”, afirma Nathalia Pereira, psicóloga e coordenadora do Programa de Saúde Mental da Amil. Os números da operadora mostram isso claramente: em 2020, o programa realizou mais de 22 mil consultas presenciais e virtuais – um aumento de 40% em relação ao ano anterior. Em janeiro deste ano, eram mais de 3.700 pessoas em acompanhamento.

A campanha surge como uma resposta a esse preocupante contexto, apontando caminhos para as pessoas lidarem com esse sofrimento, além de estimulá-las a vencer um tabu que precede a pandemia: falar sobre o adoecimento mental.

“Mesmo que a pandemia arrefeça ou acabe, seus impactos na vida das pessoas perdurarão, uma vez que ocorrências traumáticas deixam marcas profundas nos indivíduos”, destaca Nathalia. Um estudo de pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidade King’s College de Londres, publicado na revista Lancet, aponta que o efeito psicológico do isolamento ainda poderá ser detectado meses ou anos após o fim da pandemia, algo similar ao que acontece em períodos pós-guerras.

Conhecer e falar sobre adoecimento mental são os primeiros passos para que as pessoas busquem ajuda profissional o mais rapidamente possível. É o caminho para enfrentar mais esse efeito adverso da pandemia.

Programa de Saúde Mental Amil

Lançado em 2018, o Programa de Saúde Mental conta com dez equipes multiprofissionais atuando no Amil Espaço Saúde em cidades dos Estados de São Paulo (capital, Guarulhos e Mogi das Cruzes, além de São Bernardo do Campo e Santo André, municípios em que as equipes de saúde mental ficam em unidades da operadora Santa Helena Saúde), Rio de Janeiro (capital e Nova Iguaçu) e Paraná (São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba). Composto por psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais, esse time tem desenvolvido um trabalho importante desde o início da pandemia, realizando atendimentos via telemedicina, inclusive alguns de urgência, serviço disponível no aplicativo da Amil.

Os atendimentos ambulatoriais presenciais estão direcionados ao acolhimento dos casos mais graves e complexos, geralmente relacionados a transtornos de humor, episódios depressivos graves, transtornos de personalidade, transtornos psicóticos, dependência química, transtornos alimentares, crises de ansiedade e Síndrome de Burnout. Casos menos complicados e mais leves são direcionados para a rede credenciada.

“Nossas equipes de saúde mental trabalham em sintonia com os demais profissionais dos serviços Amil Espaço de Saúde (médicos de família, enfermeiros e agentes de saúde). Isso significa que há uma garantia de cuidado integral da saúde dos pacientes, para além da esfera emocional”, explica Nathalia.

O Programa de Saúde Mental, que nos próximos meses ganhará o reforço de mais três equipes no Rio de Janeiro, está disponível para beneficiários de todos os planos da Amil. O público-alvo são adolescentes, adultos e idosos.

Posts relacionados

Ver mais
.