Seu paciente ainda fuma?

Matérias Por Conexão Médicos - 09/03/23

Atualmente com aproximadamente 520 beneficiários inscritos, o Programa Amil para Controle do Tabagismo está pronto para receber mais pacientes, ajudando-os a combater esse hábito que impacta a saúde e a qualidade de vida e é fator de risco para vários tipos de câncer, doenças respiratórias e outras enfermidades. São razões que fazem com que o calendário da saúde reserve uma data especial para o tema, Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto.

No programa Amil, os pacientes são acompanhados durante um ano por uma equipe multidisciplinar composta por médicos da família, enfermeiros e psicólogos. Cabe a esse time traçar estratégias de tratamento personalizadas, que podem envolver a administração de medicamentos orais, reposição de nicotina através de adesivos e apoio psicológico com abordagem cognitivo comportamental.

“Nesse processo, a equipe de enfermagem mantém contatos frequentes com os pacientes, oferecendo suporte e estímulo para essa importante reconquista da saúde e do bem-estar”, afirma a psicóloga Nathalia Pereira, coordenadora de Práticas Assistenciais e Saúde Mental.

Os atendimentos podem ser presenciais, realizados em todas as unidades do Amil Espaço Saúde; remotos, com o suporte da estrutura de telemedicina; ou híbridos, combinando as duas modalidades.

Desde 2018, o programa já apoiou mais de 1.600 pessoas no tratamento do tabagismo, que se tornou ainda mais pertinente com a pandemia da COVID-19. Estudo realizado recentemente pelo Imperial College de Londres com 2,4 milhões indivíduos mostrou que fumantes têm 14% mais risco de infecção pelo coronavírus e 50% mais chances de desenvolver as formas mais graves da doença.

Desde o início da pandemia, 773 beneficiários passaram pelo Programa Amil de Controle do Tabagismo. Dos 386 pacientes que já finalizaram a fase de tratamento, 131 pararam de fumar e 115 reduziram de maneira significativa a quantidade de cigarros consumidos diariamente.

Canais para agendamento

Se você tem pacientes fumantes, pode indicá-los para o Programa Amil para Controle do Tabagismo. Eles podem agendar consultas pelos seguintes canais:

Posts relacionados

Ver mais
.