Unidade Postural evita cirurgias ortopédicas desnecessárias

Matérias Por Conexão Médicos - 09/03/23

Focado em pacientes de alta complexidade, serviço de fisioterapia está disponível em várias unidades da rede.

Oferecer o cuidado certo aos pacientes ortopédicos com dores crônicas. Esse é o objetivo do programa de Unidade Postural da Amil, que vem registrando excelentes resultados: em um grupo de 1.825 pacientes acompanhados entre 2018 e 2019, tratamentos fisioterápicos conservadores evitaram que 1.717 cirurgias desnecessárias fossem realizadas, com uma economia de R$ 22.896.557,00 para o sistema de saúde e uma taxa de efetividade (eliminação das queixas) de 95%. Trata-se de uma conquista relevante para o enfrentamento de uma condição que afeta 30% da população mundial.

Disponível em vários endereços da Amil (veja lista abaixo), o programa está particularmente focado no atendimento ortopédico de alta complexidade, a fim de garantir que os pacientes possam contar com terapias conservadoras de qualidade antes das intervenções cirúrgicas. Só em 2019, foram atendidos 1.111 pacientes dessa categoria, sendo que apenas 74 precisaram de cirurgia após o tratamento fisioterapêutico oferecido. A taxa de efetividade ficou acima dos 90%.

“Com a pandemia, fomos desafiados a manter o engajamento dos pacientes, o que exigiu uma reelaboração do fluxo de atendimento, combinando consultas virtuais e presenciais”, conta Michele Rottolo Staroste, fisioterapeuta e gerente de Práticas Assistenciais e Programas Ambulatoriais. As mudanças trouxeram boas surpresas. “Além das excelentes taxas de melhora clínica e de adesão ao tratamento virtual, essa nova modalidade ampliou o acesso a pacientes de média e baixa complexidade que não procuravam tratamento por falta de tempo”, explica.

O serviço foi criado há dez anos e, em 2018, incorporou indicadores técnicos e o acompanhamento sistemático de custo-efetividade. Todos os pacientes indicados pelos médicos ou que procuram diretamente o serviço passam por triagem para avaliação do grau de complexidade, que abrange três níveis: baixa, média e alta complexidade para risco cirúrgico. Para cada um desses grupos, são oferecidos pacotes terapêuticos de até 12, 24 ou 36 sessões. Com começo, meio e fim, todos são estruturados a partir de protocolos e indicadores cientificamente validados.

A cada 12 sessões, os pacientes são submetidos a avaliações a fim de verificar se a alta já é possível ou se devem continuar nessa jornada terapêutica. “Com alto índice de resolutividade, nosso serviço apoia a rede ambulatorial da Amil para evitar que esses pacientes cheguem desnecessariamente ao nível hospitalar ou para qualificar a demanda de exames, cirurgias e demais procedimentos invasivos”, destaca Michele. Quando o tratamento do programa não é efetivo, os pacientes são encaminhados para especialistas, com relatórios médicos para que sejam realizadas investigações mais aprofundadas.

Confira as unidades onde o serviço está disponível:

  • Amil Espaço Saúde – Tatuapé (SP)

  • Amil Espaço Saúde – Jardins (SP)

  • Next Guarulhos (SP)

  • Hospital Ipiranga Mogi (SP)

  • Amil Espaço Saúde - São José dos Pinhais (SP)

  • Amil Espaço Saúde - Nova Iguaçu (RJ)

  • Amil Espaço Saúde - Campo Grande (RJ)

  • Amil Espaço Saúde – Tijuca (RJ)

  • Amil Espaço Saúde – Niterói (RJ)

Caso seu paciente tenha indicação para o serviço, compartilhe com ele os canais para fazer o agendamento:

  • Central de Agendamento: 3003-1333 (Capitais e Regiões Metropolitanas) e 0800 721 1006 (Demais localidades).

  • Site: https://www.amil.com.br/agendamento-online/#/. Selecionar Agendamento de Consulta, escolher a localidade, a especialidade FISIOTERAPIA BOAS VINDAS e o procedimento FISIOTERAPIA.

  • Aplicativo: clicar em Rede e Agendamento Rede Própria Amil, selecionar Agendar consulta e depois FISIOTERAPIA.

Posts relacionados

Ver mais
.