Unificação das maternidades

Matérias Por Conexão Médicos - 10/03/23

A partir de agora, o Hospital da Luz, que tem uma sólida estrutura de maternidade, passa a concentrar todo o atendimento de partos na regional São Paulo. O Hospital Santo Amaro deixa de atuar como maternidade e reforçará o atendimento clínico e cirúrgico. A iniciativa faz parte da estratégia de otimização e adequação dos recursos em sintonia com a demanda dos serviços.

Na Regional São Paulo, as gestantes conveniadas Amil passam a ter, a partir de dezembro, seus partos realizados na maternidade do Hospital da Luz, instituição reconhecida por sua excelência, com a acreditação ONA 3, presença no ranking dos Melhores Hospitais do Mundo 2021 da revista Newsweek e referência em atendimento de gestação de risco e casos de alta complexidade em geral. Até então, os partos também ocorriam no Hospital Next Santo Amaro, que, com a mudança, ampliará sua capacidade de atendimento na área clínica e cirúrgica.

A iniciativa faz parte da reestruturação estratégica da Amil para tornar a operação mais eficiente e sustentável, adequando-se à realidade da saúde suplementar no país. “Buscamos otimizar espaços e operação para incrementar os serviços nos hospitais próprios, prestar a melhor assistência e ampliar o acesso à saúde”, afirma o Dr. Marcio Luiz de Oliveira Lima, diretor da Regional São Paulo.

“A centralização da maternidade faz sentido em um momento de queda acentuada da taxa de natalidade, particularmente em São Paulo, em decorrência de uma série de questões sociais, econômicas e de saúde pública. “A redução começou a ser observada há cinco anos, época em que infecções por Chikungunya em gestantes resultaram em casos de microcefalia em bebês, fazendo com que muitos casais adiassem os planos de ter filhos. A grave crise econômica de 2016 e 2017 manteve a diminuição do número de gestações, culminando com a pandemia de Covid-19”, explica o Dr. Marcio. A redução da natalidade é uma tendência detectada há tempos, a exemplo do que ocorreu nos países europeus.

Alta complexidade e humanização

A maternidade do Hospital da Luz tem atualmente capacidade para realizar 350 partos por mês. “É uma maternidade com completa infraestrutura, equipe especializada para casos de alta complexidade e modernas práticas de humanização”, destaca o Dr. Marcio.

A estrutura inclui UTI Neonatal para até 28 bebês, equipada com aparelhos de última geração. Entre as especialidades, está a realização de cirurgias logo após o nascimento do bebê e procedimentos de hemodinâmica congênita para correção de problemas detectados ainda no útero da mãe, principalmente cardíacos e neurológicos.

Participante do programa Parto Adequado, a instituição também conta com suítes para realização do parto natural, com ambiente preparado para acolher a gestante, com recursos para controle da dor, equipe especializada e participação da família. A amamentação é estimulada já na primeira hora após o nascimento, com suporte de profissionais, e o bebê permanece no quarto com a mãe durante a internação.

“Temos estrutura e oferecemos as melhores condições para que os médicos de nossa rede façam os partos de suas pacientes Amil aqui com a segurança e tranquilidade de ter os melhores recursos disponíveis”, resume o Dr. Marcio.

Posts relacionados

Ver mais
.