Muito prazer, Dr. Hewdy Lobo

Perfil Por Conexão Médicos - 08/03/23

A vontade de ajudar as pessoas, especialmente em relação à saúde, foi o que levou o Dr. Hewdy a fazer Medicina e escolher a Psiquiatria como área de especialização. Com carreira consolidada em São Paulo, esse goiano de nascimento traz de sua juventude no Centro-Oeste o gosto pela música sertaneja. Nesta entrevista, durante a qual se emocionou e até chorou em alguns trechos, ele também fala sobre suas outras áreas de interesse, como a Nutrologia, e conta que seu “sonho de consumo” atualmente é fazer um curso de gestão de saúde em Harvard. Confira.

Em que ano se formou?

Em 2001, na Universidade Federal de Goiás, em 2001. Depois, fiz especialização em Psiquiatria na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Também sou nutrólogo pela Associação Brasileira de Nutrologia.

Onde nasceu?

Em Pires do Rio, Goiás.

Por que se tornou médico?

Sempre tive uma característica: gostar muito de ajudar as pessoas, especialmente em relação à saúde. Esse meu dom foi sendo trabalhado até que percebi que a melhor maneira de fazer isso seria exercendo a profissão de médico.

Como enxerga o mercado e a profissão de médico atualmente?

A profissão tem sido mais exigida tanto em termos de atualização como de qualidade por parte dos pacientes. Apesar do aumento do número de profissionais formados, ainda há uma carência muito grande de médicos, tanto é que um paciente ambulatorial dificilmente consegue agendar atendimento com um especialista em menos de duas semanas.

Qual seu desafio diário?

É conseguir prestar serviços de maneira satisfatória para os pacientes e suas famílias, estando atento aos desejos, anseios e necessidades das pessoas. Nesse contexto, aproveito para destacar a admiração que tenho pela Amil por ter a saúde mental como bandeira e eu poder contribuir nessa missão.

Pode contar uma curiosidade sobre você que poucos conhecem?

Tenho como hobby viajar para a zona rural nos finais de semana, escutando música sertaneja na ida e na volta e com a família falando do dia a dia.

Qual a característica que mais admira em uma pessoa?

A transparência.

E a que mais abomina?

A mentira.

Qual qualidade própria mais valoriza?

O esforço.

Tem um livro preferido?

“Poder sem limites”, de Tony Robbins.

E filme?

São tantos! Mas vou citar um documentário, também do Tony Robbins: “Eu não sou seu guru”.

Que tipo de música prefere?

Música sertaneja – desde o sertanejo raiz até o universitário.

Tem um sonho de consumo?

Tenho: fazer um curso em Harvard na área de gestão de saúde.

Pratica esportes?

Corrida.

O que não pode faltar em sua geladeira?

Frutas, especialmente uva.

Mudaria algo na sua personalidade?

Eu gostaria de ser mais organizado.

Qual foi sua melhor viagem?

Foi uma viagem a Dubai em 2015 ou 2016, não lembro exatamente o ano. Lá eu percebi que, de fato, a capacidade humana de resolver problemas não tem limite. Num lugar de puro deserto, todos os desafios foram resolvidos, como a questão da água. Em nenhum lugar onde estive nos dez dias de viagem faltou água. Eles têm, inclusive, uma estação artificial de esqui. A grande lição de Dubai é que qualquer problema pode ser resolvido pela inteligência, pelo planejamento, execução e manutenção humanos.

Tem algum ídolo?

Jesus Cristo.

Se não fosse médico, o que seria?

Jornalista. Gosto muito de comunicação. Tanto que fico muito feliz de dedicar uma parte do meu dia de trabalho para me comunicar com as pessoas, como estou fazendo agora. Como estudei em uma universidade federal, ou seja, tive a oportunidade de me formar em uma instituição pública, entendo que uma parte da minha retribuição à sociedade é ajudar a informar as pessoas.

Qual recado daria a um estudante de Medicina?

Não deixe de fazer especialização já no ano seguinte à formação. Se eu pudesse voltar no tempo, mudaria isso. Eu escolhi trabalhar por dois anos para depois fazer minha especialização. Entendia que precisava fazer isso logo como um passo importante para cumprir minha missão social. Mas hoje entendo que fazer uma especialização também faz parte dessa mesma missão.

Posts relacionados

Ver mais
.