Muito prazer, Dra. Cintia Rito Ferreira dos Santos

Perfil Por Conexão Médicos - 10/03/23

Carioca da gema, a Dra. Cintia escolheu a Dermatologia como caminho para praticar a medicina. Também se especializou em Clínica Médica, formação que ela acredita ser fundamental para prestar um atendimento com uma visão mais completa e focada nas necessidades dos seus pacientes. Além disso, fez mestrado na área de melanoma, o câncer de pele mais agressivo. Nesta entrevista, ela também revela facetas da vida pessoal, como gostar muito de andar de moto. Confira.

 

Por que optou pela especialização em Dermatologia?

A Dermatologia tem a ver com o meu perfil pessoal. Gosto de ações resolutivas, ou seja, olhar um problema e conseguir resolvê-lo imediatamente. A Dermatologia é muito assim. Você olha uma lesão, consegue definir sua causa e, na maior parte das vezes, resolver o problema em curto prazo.

Quais os principais problemas que levam os pacientes a procurá-la?

Atualmente, são acne e queda de cabelo, que aumentou muito depois da pandemia de COVID -19. Não se sabe se é só esse o motivo, mas a infecção pelo coronavírus provoca um eflúvio grande três meses depois da doença. Além disso, muitos pacientes vêm verificar se alguns sinais da pele estão associados a algum problema mais grave, como o câncer.

Que diferenciais você considera importantes no atendimento de seus pacientes?

A humanização é a marca do meu atendimento. Sempre dou muita atenção ao paciente. A gente percebe que, hoje, nem sempre as pessoas têm tempo de escutar as outras. Também sou muito detalhista, o que passa segurança para meus pacientes. Na primeira consulta, examino a pessoa inteira. Creio que essa visão clínica que eu tenho me ajuda a oferecer uma atenção mais integrada.

Tem algum marco especial em sua carreira?

Fiz um mestrado sobre melanoma na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Estudo comparativo entre melanomas), com estágio prático na Itália, com a nata da Dermatologia mundial. Esse tempo que eu passei no país marcou minha carreira. Lá, pude conhecer a forma e a capacidade de trabalho da medicina europeia, tendo contato direto com profissionais como Iris Zalaudek, Giovanni Pellacani e Giuseppe Argenziano. Aprendi muito. Seus médicos são fantásticos, superfocados e simples, pessoas amigas e muito cooperativas. Tudo isso foi um exemplo para mim. Essa convivência influenciou minha forma de ser e de exercer a medicina.

Qual seu desafio diário?

É conseguir atender às expectativas dos meus pacientes da forma mais humana possível. Também acho importante não me deixar ser levada pelo estresse do dia a dia, uma vez que estamos expostos a ritmos frenéticos vivendo em grandes cidades.

Qual seu segredo para relaxar e manter uma vida saudável?

Brincar com meus filhos de 9 e 13 anos, fazer exercícios físicos e estar em contato com a natureza.

Pode contar uma curiosidade sobre você que poucos conhecem?

Eu gosto muito de andar de moto e de rock and roll.

Tem um filme preferido?

À Procura da Felicidade, com Will Smith.

E livro?

O Pequeno Príncipe. Todos os adultos deveriam ler esse livro de vez em quando. Ele traz mensagens de amor, de respeito ao próximo e cada vez que você o lê, consegue reviver momentos importantes da sua infância. Essa inocência da infância todo mundo tem que levar para sempre dentro do coração. Isso torna as pessoas melhores. A gente não pode mudar o mundo. Mas, se pudermos mudar o mundo em torno da gente, estaremos de certa forma mudando o mundo.

Que tipo de música prefere?

Rock do tipo Led Zeppelin,Guns N’ Roses e ACDC.

Qual foi sua melhor viagem?

A que fiz com meus filhos para a Disney um pouco antes da pandemia.

Tem um sonho de consumo?

Ter um barco é um sonho, porque ele representa liberdade e contato com a natureza. Eu sempre gostei do mar por me trazer tranquilidade. O mar é uma das coisas que Deus fez para a gente admirar.

Qual característica mais admira em uma pessoa?

Perseverança.

Qual qualidade própria mais valoriza?

Perseverança.

Tem algum ídolo?

Jesus.

Se não fosse médica, o que seria?

Trabalharia com crianças em alguma atividade relacionada ao desenvolvimento infantil.

Posts relacionados

Ver mais
.